Transformação de uma FV Hospitalar

Transformação de uma FV Hospitalar de ‘Tiradores de Pedido’ em uma Equipe de Alta Performance

Situação do Cliente:

  • O nosso cliente, um grande multinacional atuando no setor de produtos hospitalares, identificou a necessidade de fazer um upgrade significativo na sua equipe hospitalar.
  • Até então, a empresa tinha uma linha de produtos tipo commodity e competia com várias outras empresas com produtos similares, senão iguais. Não havia muita diferenciação entre os produtos da empresa e os dos seus concorrentes. O trabalho da FV era mais uma questão de manter o relacionamento com o cliente e tirar pedidos.
  • Nas palavras do Diretor de Vendas e Marketing, os representantes da FV eram ‘Tiradores de pedido’ quando era preciso uma equipe para vender produtos de conceito.
  • A FV tratava todos os hospitais de forma igual e mensurava o potencial do hospital com base nas vendas atuais e não com base no potencial real do hospital. Com a chegada iminente de uma nova linha de produtos de pesquisa, havia a necessidade de fazer um upgrade nas habilidades da FV com os seguintes objetivos:
    • Preparar a FV para fazer uma venda mais técnica, comprovando os benefícios dos produtos através de argumentações científicas, inclusive a utilização de estudos clínicos.
    • Capacitar a FV para conseguir a padronização dos produtos e a inclusão dos mesmos nos protocolos de tratamento nos hospitais.
    • Começar a transformar o mindset dos representantes, sobre os conceitos de Key Account Selling, e inclusive a questão de priorização dos clientes com base em potencial real, e não apenas em vendas atuais.
  • Nas palavras do Diretor de Vendas e Marketing, os representantes da FV eram tiradores de pedido quando era preciso uma equipe de alta performance com a habilidade de vender produtos de conceito.
  • A diretoria da empresa contratou a SFE in Action para ser o seu parceiro na transformação da equipe.
  • A SFE in Action construiu um programa completo de 12 meses para concientizar, instruir, treinar e garantir a implementação efetiva do novo processo.
  • O programa consistiu dos seguintes elementos:
    • Diagnóstico: (1) Questionário de melhores práticas de vendas completado pela FV inteira; (2) Saídas ao campo com a FV; (3) Entrevistas com os gerentes de venda; (3) Entrevistas com os gerentes de marketing/produto; (4) Análise das estratégias e materiais de marketing.
    • Apresentação do diagnóstico, conclusões e recomendações à diretoria e gerência sênior de vendas e marketing, inclusive a sugestão para o novo processo de vendas e o programa de implementação
    • Briefing da gerência de vendas no novo processo (1 dia)
    • Módulos de treinamento presencial
    • Vivência real: FV aplica o novo modelo de vendas com clientes reais com medição objetiva da atuação dos representantes
    • Programa intensivo de coaching dos gerentes de venda
    • Programa de acompanhamento mensal com medição objetiva da atuação da FV no campo com relatórios de performance individuais para cada representante
    • Reuniões mensais de progresso com a gerência de vendas
    • Correção imediato de desvios
    • Workshop final (6 meses após o treinamento inicial)
  • Através dos relatórios mensais produzidos após os acompanhamentos dos representantes no campo foi possível identificar os pontos fortes bem como as áreas necessitando de melhorias no nível individual de cada representante e assim, definir um plano de melhoria para cada representante.
  • O fato de ser uma atividade mensal garantiu que o desenvolvimento/melhoria fosse mensurado e acompanhado no mês seguinte.
  • Nas reuniões mensais, os gerentes de venda puderam compartilhar exemplos de melhores práticas e discutir desafios com a implementação. Neste caso, a SFE in Action contribuiu com sugestões parar superar as dificuldades
  • O resultado foi uma melhoria mensurável e significativo na atuação dos representantes ao longo dos meses durante a fase de implementação (demonstrado através dos relatórios).
  • Ao mesmo tempo, foi possível manter o nível de motivação da FV, sendo que (para a grande maioria dos representantes), a experiência foi bastante positiva e resultou num upgrade significativo das suas habilidades de venda.
  • O projeto resultou num sales e market-share uplift que totalmente superou as expectativas da diretoria de vendas e marketing.
  • Além disto, o Diretor Financeiro ficou surpreendido com o resultado positivo e o ROI de curtíssimo prazo.