FV Indireta: Garantindo o sucesso de um lançamento

FV Indireta: Garantindo o sucesso de um lançamento

Situação do Cliente:

  • O nosso cliente, uma grande multinacional no setor saúde animal (animais de estimação) estava lançando um produto de grande importância estratégica para a empresa.
  • O produto seria vendido ao consumidor final através de PETSHOPS e Clínicas Veterinárias.
  • Dois pontos foram identificados como críticos para garantir o sucesso do lançamento:
    • O convencimento dos veterinários sobre os principais benefícios do produto;
    • A positivação rápida dos pontos de venda e das clínicas veterinárias;
  • A base de clientes PETSHOPS e Clínicas Veterinárias é bastante capilarizada, sendo que mais de 70% da venda da empresa era realizada pela FV Indireta, através de 25 distribuidores exclusivos com um total de aproximadamente 250 vendedores.
  • Desta forma, a preparação e motivação da FV dos distribuidores era vital para assegurar o sucesso do lançamento
  • Por este motivo, o nosso cliente elaborou um treinamento intensivo para preparar a FV indireta, a qual foi implementado durante um encontro nacional em São Paulo Capital.
  • Para ter certeza que os vendedores realmente estavam preparados para executar perfeitamente a estratégia de marketing, o nosso cliente queria complementar o treinamento teórico com um treinamento estilo Vida Real, onde os representantes podiam praticar a venda do produto.
  • A SFE in Action desenhou e implementou uma vivência real com clientes reais (varejistas e médicos veterinários) durante a convenção de lançamento.
  • Foram contratados os clientes: Médicos Veterinários e proprietários de PETSHOPS.
  • Todos os vendedores fizeram visitas de venda aos dois perfis de clientes
  • Após a cada visita de vendas, os clientes preencheram uma ficha de feedback, onde pontuavam a efetividade dos vendedores nos seguintes critérios:
    • Transmissão das principais mensagens do produto;
    • Contorno de objeções;
    • Poder de convencimento;
  • No final da atividade foram realizados:
    • Focus Group com os clientes para colher informações adicionais e sugestões para ajudar a garantir o sucesso do lançamento;
    • Wrap-Up com uma amostragem dos vendedores (um vendedor de cada distribuidor) com o mesmo objetivo do Focus Group.
  • A partir das avaliações foram gerados relatórios de performance de cada vendedor destacando os pontos fortes bem como as áreas necessitando de melhorias.
  • Os relatórios foram entregues aos vendedores, aos donos dos distribuidores e aos gerentes da conta responsáveis pelo relacionamento com o distribuidor.
  • Rankings dos vendedores, foi possível ainda se premiar as melhores performances, no mesmo dia, como uma forma de reconhecimento e motivação a FV dos distribuidores.
  • A SFE in Action conduziu uma série de análises adicionais e um conjunto de recomendações estratégicas, a partir das aferições e apresentou ao cliente um Relatório Estratégico contendo uma série de sugestões de ações a serem implementadas para garantir o sucesso do produto.
  • O treinamento per se, já ajudou muito na preparação da FV para voltar ao campo na semana seguinte preparada e motivada para lançar o produto.
  • As avaliações, a definição e implementação de planos de melhoria tiveram um grande impacto na performance dos vendedores individuais.
  • A empresa conseguiu atingir e superar as metas de positivação e vendas nos primeiros 6 meses após o lançamento.